quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Como fazer voluntariado

Como fazer voluntariado. Voluntariado, nome a que prefiro chamar "praticar boas acções ao próximo", com amor e carinho.
Há uns anos fiz voluntariado num Hospital em Coimbra, na ala de infecto-contagiosas. Nessa ala vi tanto sofrimento, corações dilacerados pela doença (SIDA) e pelo abandono dos seus familiares.
A minha missão era ajudar na alimentação e principalmente dar-lhes afecto e um ombro amigo para eles desabafarem, já que eram vítimas de discriminação pelos preconceitos da sociedade, incluindo o nojo, a repulsa em tocar-lhes.
Foi um período muito gratificante, mas ao mesmo tempo desgastante no sentido emocional e psicológico.
Ainda hoje passados alguns anos tenho presente na minha memória o sofrimento que havia naqueles rostos marcados pela doença e pelos tabus que ela origina.
A maioria desses pacientes eram jovens, que na sua ânsia de viver e curiosidade em experimentar as coisas más da vida (droga e relações sexuais desprotegidas) contraíram essa maldita doença.
Recordo a Filomena, uma jovem que contraiu a doença num pais árabe durante o parto. Era uma jovem linda, loura, que adorava as suas filhas. Foi-lhe negado (pelo marido) a visita das filhas. Não aguentou o desgosto e optou por atear fogo à sua cama e morreu queimada.
Felizmente hoje em dia, diminuíram os preconceitos e a discriminação e existem mais informações sobre a doença, mas infelizmente ainda existem alguns preconceitos.
Há dias apareceu na Instituição onde trabalho, uma IPSS, mas ainda sem subsídio do Estado, uma mãe muito aflita, com o rosto marcado pela dor, a solicitar Apoio Domiciliário para o seu filho, doente com SIDA, acamado com uma infecção oportunista nos pulmões. A lista de espera é grande, mas também acredito que tenha havido um bocadito de má vontade da parte da Direcção em aceitar este serviço, ou então a senhora não conseguia pagar o mínimo da quantia exigida, ou ainda por algumas colegas recusarem tratar estes doentes. A SIDA para elas é um bicho papão, que só acontece aos vizinhos.
Pensei e repensei, e a minha consciência não ficava descansada, mesmo tendo só  disponível a minha hora de almoço, que são somente duas horas. O meu trabalho tem o seguinte horário 8H00 até às 14H00 e das 16H00  às 20H00, isto é se tudo correr bem. Mesmo assim resolvi fazer este apoio gratuitamente e abdicar do descanso de uma hora e ir ajudar a mãe do Carlos, fazendo-lhe a higiene pessoal e apoiar na alimentação e medicação, pois ele recusa alimentar-se e a tomar a medicação. O Carlos é um jovem cujo pecado que cometeu foi uma relação sexual desprotegida
Tenho consciência que tenho de ter muitos cuidados, usar 2 pares de luvas, máscara e avental. Apesar do meu cansaço sinto-me muito bem e aliviada, pois consigo contribuir para o bem-estar dele.
Se tiverem algum tempo livre, façam voluntariado, nos Hospitais, nas Instituições de Solidariedade, nos Lares de Idosos. Os pacientes precisam tanto de ajuda e de um gesto carinhoso, como de pão para a boca.
Vão sentir-se úteis e ao mesmo tempo, o  fazer bem é uma mais valia para a vossa saúde.
Num próximo texto iremos falar do HIV/SIDA, o que é a doença, como se apanha e contagia, os cuidados que devem ter os cuidadores.
Espero que tenham gostado deste meu texto Como fazer voluntariado e por favor deixem o vosso comentário.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dicas de Ideias Romanticas

Dicas de Ideias Românticas. O romantismo contínua a ser para muitas pessoas, uma forma de estar na vida.
"Segundo o que se ouve nos consultórios dos psicoterapeutas não é a rotina o pior inimigo das relações, mas sim a falta de intimidade emocional, bem como a dificuldade em gerir a família".

A falta de atenção mútua é a principal queixa. Na maioria das vezes as relações não sobrevivem porque ambas as partes deixam de se envolver na vida emocional um do outro, tornando-os em dois desconhecidos.

As pessoas românticas são mais envolvidas com os seus sentimentos, mais ligados à parte espiritual da relação, vivendo de forma mais intensa ao nível das emoções.

São pessoas muito imaginativas, não se preocupando com regras vigentes.

Eis algumas dicas que podem por em prática, para que o romantismo esteja sempre presente na vossa vida a dois.

Dicas de Ideias Românticas:

- Voltem ao local onde se conheceram e recordem todos os pormenores desse dia;

- Dêem um passeio de mão dadas pelas ruas de Sintra, a capital do romantismo;

- Surpreenda a sua cara metade com o pequeno-almoço na cama;

- Leiam um livro de poemas a dois;

- Preparem juntos um jantar romântico;

- Declare o seu amor com bilhetinhos espalhados pelo chão;

- Fiquem na praia até mais tarde e assistam ao pôr do sol;

- Ponha uma música romântica bem calminha e convide-o para dançar;

- Passem a tarde enroscados no sofá a ver filmes românticos;

- Desfrutem de um banho de imersão a dois, com sais aromáticos, velas, música ambiente, massagens um ao outro, enfim tudo aquilo a que têm direito.

Retirei um vídeo do YouTube de um passeio romântico em Sintra de charrette, da telenovela Meu Amor.



Espero que gostem. do vídeo e do texto sobre Dicas de Ideias Românticas e por favor deixem o vosso comentário.