quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Higiene das maos

A higiene das mãos é a primeira medida a tomar para quem tem amor às mãos.

Habitue-se a nunca arranjar os legumes, nem a lavar a louça, sem usar luvas. No início, é natural que sinta uma perda de sensibilidade, mas em breve se habituará. Além disso, nunca deve lavar as mãos sem aplicar de seguida um pouco de creme adequado. Deve colocar o frasco ou o tubo perto do lavatório e assim tê-lo-á sempre disponível e não se esquecerá de o aplicar.

Se as suas mãos forem muito secas, mergulhe-as à noite, num banho de óleo. Isto é benéfico para as cutículas das unhas. Aqueça um pouco de óleo corporal e mergulhe as pontas dos dedos, ou melhor, as mãos, mantendo-as alguns minutos neste banho quente. Calce umas luvas de algodão. O óleo poderá assim actuar durante toda a noite.

Escove-as todos os dias, não apenas debaixo da torneira, mas a seco. Para tal precisa de uma luva de sisal. Coloque uma mão espalmada sobre a mesa e escove desde as pontas dos dedos até à articulação do pulso. Proceda do mesmo modo na parte interna e repita a operação na outra mão. Em seguida aplique um creme e aproveite par dar ao mesmo tempo massagens aos dedos, desde as pontas dos dedos até à palma da mão. Com a continuação até se consegue que os dedos grossos fiquem mais delicados.

Para tornar os dedos mais ágeis e flexíveis faça este exercício: Com dois dedos da mão direita deve afastar os dedos da mão esquerda, o mais possível.

Com os braços estendidos apertem os pulsos firmemente de ambas as mãos. Poderá repetir este exercício as vezes que quiser. Em breve notará como os seus dedos se tornaram vigorosos e ágeis.

Deve executar estes exercícios à noite quando vê televisão, ao ouvir música ou em quaisquer outras circunstâncias.

Não se esqueça que deve lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente depois de fazer as suas necessidades fisiológicas. Use se possível desinfectante.

Estas são as normas para uma boa higiene das mãos. Se tiver duvidas, por favor faça o seu comentário.

Sem comentários: