Alimentação saudável na gravidez. A gravidez é uma fase muito importante na vida de todas as mulheres. Esta fase linda requer muitos cuidados, principalmente com a alimentação. O aconselhamento nutricional e diurético antes e durante a gravidez é muito importante, visto a saúde do bebé depender da alimentação da mãe.
A mãe deve garantir ao bebé os nutrientes na quantidade e na qualidade e as proporções adequadas.
O ácido fólico que encontramos nos brócolos, nabiças, agriões, couves de bruxelas, avelãs, amendoins, levedura de cerveja e gérmen de trigo, intervém na formação, no crescimento e desenvolvimento dos tecidos, em especial na futura medula espinal e cérebro do bebé.
As necessidades de ferro aumentam devido ao aumento do volume plasmático sanguíneo e ao transporte activo para o feto através da placenta.
Há também um aumento da actividade da tiróide durante a gravidez, sendo necessário a presença de iodo na alimentação. Se houver carência de iodo poderá surgir um aborto. Deverá comer peixe, algas, moluscos, ovos, leite e cereais.
Para evitar a obstipação (prisão de ventre) as grávidas devem ingerir fibras. Estas além de aumentarem a saciedade, melhoram as glicémias e contribuem para o equilíbrio da flora intestinal. Podem encontrar-se nas hortaliças, legumes, saladas, cereais, frutas e leguminosas.
As grávidas devem beber 1,5 a 2 litros de água ou chás de limão, cidreira, camomila, hortelã, sumos de frutas naturais, sumos de legumes ou sopas. devendo bebé-los principalmente no intervalo das refeições.
O QUE AS GRÁVIDAS NÃO DEVEM COMER NEM BEBER
O café, o chá preto, o verde, o álcool, o fígado (tem excesso de Vitamina A), as saladas e os alimentos crus ingeridos fora de casa (maior risco de toxoplasmose), queijos de pasta mole, maionese, molho tipo coktail, queijo fresco, carnes mal passadas, produtos de charcutaria, sushi ou ovos crus, estes produtos por vezes provocam intoxicação alimentar. Os peixes com maior teor de mercúrio devem ser consumidos com moderação, exemplo: o peixe-espada, o atum, a solha e a raia.
COMO MANTER O PESO IDEAL
A mulher que engravida com um peso baixo, pode aumentar cerca de 15kgs.
A que tiver o peso adequado cerca de 10 a 12Kgs.
A que tiver peso a mais cerca de 7 a 7Kgs.
A que estiver grávida de gémeos cerca de 12 a 20Kgs.
QUANTAS REFEIÇÕES DEVE FAZER A MULHER GRÁVIDA
A mulher grávida deve fazer 7 refeições diárias: Pequeno almoço, a meio da manhã, almoço, lanche1, lanche 2, jantar e a ceia.
Se tiver dúvidas sobre a alimentação saudável na gravidez por favor deixem o vosso comentário.
Sem comentários:
Enviar um comentário