sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Vacina da Gripe Sazonal

Vacina da Gripe Sazonal. Esta vacina deve ser administrada todos os anos a partir do mês de Outubro a todas as pessoas que pertençam aos grupos de riscos. A pessoas que devido ao enfraquecimento do seu sistema imunitário ou por estarem em contacto próximo com doentes apresentam um maior risco de desenvolver complicações graves devido à infecção pelo vírus da gripe:

Grupos de riscos:

- Idosos;

- Doentes crónicos;

- Profissionais de saúde ou pessoas que estejam em contacto com doentes de risco;

- Residentes ou internados em Lares ou outras instituições;

- Crianças;

- Grávidas que estejam no 2º ou 3º trimestre no mês de Outubro.


Vacina da Gripe Sazonal


A gripe resulta da infecção pelo vírus influenza que é o vírus da gripe. É uma doença muito contagiosa e muito fácil de transmitir de pessoa para pessoa através dos espirros, tosse, contacto físico ou com objectos contaminados.

Sintomas da gripe: febre alta, tosse, dores de cabeça, cansaço e fraqueza, dores musculares e articulares, dores de garganta, obstrução e corrimento nasal.

A gripe distingue-se de uma constipação vulgar pois apresenta um início mais súbito, com febre mais alta e sintomas mais intensos.

Numa gripe sem complicações, os sintomas desaparecem ao fim de 5 dias a 2 semanas.

Se está com gripe deve prevenir o contágio lavando as mãos com água e sabão com frequência e sempre que tossir, espirrar ou assoar-se. Não deve esquecer, que ao tossir ou espirrar deve tapar o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço, nunca as mãos.

Para aliviar os sintomas deve tomar antipiréticos, descongestionantes e descansar. Deve também aumentar a ingestão de líquidos.

Se pertence a um grupo de risco tome a Vacina da Gripe Sazonal. Se tiver dúvidas deixe o seu comentário.

Sem comentários: