quinta-feira, 14 de abril de 2011

Como Tratar e Prevenir as Alergias

Como Tratar e Prevenir as Alergias? Nesta estação do ano (Primavera) a principal causa de alergias aos pólens são as gramineas (fenos). As concentrações dos pólens existentes no ar dependem da época de polinização, coincidindo para a maioria das plantas com a Primavera, pois ocorre uma subida de temperatura.

Como Tratar? O tratamento das alergias é sempre administrado em função da substância (alergénio) que provoca a reacção do organismo. O médico de família tem competência para tratar a maior parte das doenças alérgicas. Os casos mais complicados serão tratados por médicos especialistas em alergias (alergologistas).
Através de testes indolores, o alergologista poderá determinar o agente responsável pela alergia e por  conseguinte, saber qual o melhor tratamento.
A imunoterapia (a procura de uma vacina capaz de neutralizar, de forma paulatina, os efeitos da alergia, ajudando o organismo a criar as suas próprias defesas) é o tratamento mais eficaz.

Os anti-histamínicos (medicamentos especiais para tratar as alergias) são uma boa solução para os casos urgentes, mas devem ser consumidos sob prescrição médica.

COMO PREVENIR? As alergias não têm prevenção, já que uma substância que nunca provocou uma reacção durante anos, pode transformar-se no futuro num alergénico, sem que se conheçam as causas.

A prevenção pode ser feita depois, quando se sabe o que provoca a alergia, ou quando existem antecedentes familiares.

As pessoas que são alérgicas ao pólen devem preparar-se para a chegada da Primavera, a estação que é pior para elas. A primeira medida é fechar as janelas (principalmente durante a noite) e pulverizar a casa com água, com bastante frequência  (uma vez que a água arrasta as partículas do pólen para o solo). Também devem evitar os passeios pelo campo durante os meses de Maio a Julho. A beira-mar costuma aliviar os sintomas da doença.

A alergia é uma reacção do organismo perante certas substâncias (que em termos médicos têm o nome de alergénios). Existem 3 tipos de alergias que são: a alergia por inalação, provocada por certas partículas do ambiente (como por o exemplo o pólen), que dão origem a problemas respiratórios. A alergia alimentar que tal, como o seu nome indica, é provocada por certos alimentos. A alergia medicamentosa, provocada por certos produtos farmacológicos.
Espero ter contribuído para um bom esclarecimento sobre Como Tratar e Prevenir as Alergias. Se tiverem dúvidas por favor deixem o vosso comentário.

Sem comentários: