quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tratamento de Escaras de Decubito

Tratamento de Escaras de Decúbito. É mais fácil evitar o seu aparecimento do que curá-las. O tratamento mais eficaz é a retirada cirúrgica do tecido necrosado, a utilização de antibióticos e o uso de anti-sépticos nas lavagens.

O que é uma escara de decúbito? Quando uma pessoa está deitada na cama, a maior parte do peso do corpo é suportada por pequenas áreas. Devido à pressão exercida, a irrigação sanguínea dos tecidos moles e da pele dessas zonas fica reduzida. Por isso uma escara de decúbito também é chamada de úlcera de pressão. Sob a pressão prolongada quando existe uma situação de doença e a pessoa está acamada, sem forças para mudar de posição, a pele e os tecidos moles começam a ceder. O primeiro sinal é uma mancha avermelhada local, que  desaparece quando pressionada com os dedos. Mais tarde a área endurece e a cor torna-se levemente azulada.

As escaras situam-se nos calcanhares, na região sacra, nas orelhas e nos cotovelos.

Tratamento de Escaras de Decúbito. Ao primeiro sinal de aparecimento de escaras na pele, devem chamar imediatamente o Médico de Família. 

Se não for tratada, a úlcera (ferida) pode levar a uma destruição muito grave dos tecidos fazendo que os ossos dessa zona fiquem expostos.

Os doentes idosos estão mais sujeitos a escaras de decúbito, assim como os doentes cuja pele está sensibilizada devido a perturbações circulatórias ou nervosas e os paralisados que não podem mover-se.

Como prevenir as escaras de decúbito?  Se o doente não puder mudar de posição com frequência, deve ser ajudado a fazê-lo com todo o cuidado e lentamente, evitando exercer pressão, pelo menos de duas em duas horas, usando almofadas feitas de um material macio e limpo que devem ser colocadas sob os calcanhares, os cotovelos e a nuca. Sob as nádegas uma almofada em forma de anel e se estiver deitado de lado deve ser posta na bacia. Outro pormenor muito importante é o colchão  que deve ser de pressão alternada, ou então o doente deve estar deitado sob uma pele de carneiro. A sua pele deve ser mantida sempre limpa por meio de lavagens  e usar-se um creme com vitamina A e Zinco. A troca de fraldas deve ser feita após as descargas. O corpo do doente deve ser massajado. Os lençóis devem ser mantidos lisos, secos e livres de migalhas e de tudo o que possa causar irritação.

Como sabem é um processo de tratamento muito moroso para que não aconteça é melhor a prevenção.

Espero ter contribuído com este texto para um esclarecimento sobre Tratamento de Escaras de Decúbito. Se tiverem dúvidas por favor deixem o vosso comentário.

Sem comentários: