quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como Tratar o Transtorno Bipolar / Causas e Sintomas

Como Tratar o Transtorno Bipolar / Causas e Sintomas ? Apesar de não ter cura, actualmente, o transtorno bipolar é perfeitamente tratável e mantido estável com o uso de estabilizadores de humor, como carbonato de lítio, ácido valpróico/valproato de sódio/divalproato de sódio, lamotrigina, carbamazepina e oxcarbazepina. Em alguns casos, o médico recomenda o uso de anti-psicóticos ou anti-maníacos e tratamento Psico-terapêutico com profissionais especializados no assunto.

O QUE É: É uma doença caracterizada pela alternância de humor, este transtorno pode fazer com que o doente vá da depressão à euforia, da alegria à tristeza extrema, da paciência à irritabilidade. Mas não devemos confundir com as mudanças de humor que passamos no nosso dia-a-dia devido às dificuldades no trabalho, na família, no trânsito etc. Estas alterações são momentâneas, portanto normais.


SINTOMAS DO TRANSTORNO BIPOLAR: Alterações de humor repentinas e sem nenhuma causa, ou em intensidade maior do que a maioria das pessoas.


CAUSAS: A causa é ainda desconhecida, mas sabe-se que existem factores que influenciam ou precipitam o seu aparecimento. São eles: fortes emoções, saída da rotina de maneira inesperada, poucas horas de sono e hereditariedade. É importante analisar o histórico familiar para se chegar a um diagnóstico perfeito da doença. Se um dos pais for bipolar, a probabilidade do filho é de 27% a 30%. Se os dois pais forem, a probabilidade de um filho aumenta para 90%. E se um irmão tiver, a probabilidade é de 40% a 60%.


PREVENÇÃO: Como o desenvolvimento dos sintomas depende dos episódios que acontecem durante a vida da pessoa, o ideal para quem tem a propensão a apresentar o transtorno bipolar é manter uma vida com qualidade e acompanhamento psicológico.


Se tiverem dúvidas sobre Como Tratar Transtorno Bipolar/ Causas e Sintomas, deixem o vosso comentário.

1 comentário:

Unknown disse...

O meu médico (psiquiatra) me disse que eu tenho trantorno bipolar corporal, pois eu não consigo me no espelho me acho feio
estou me tratando.
Gstaria de obter uma resposta.
Cordialmente